A UMS de Colares realiza a regulação do acesso aos leitos de internação hospitalar por meio de uma central estadual. O município trabalha com dois sistemas on-line para  leito de internação ou ambulatorial.

Havendo a necessidade de encaminhamento, a equipe médica solicita cadastro no sistema, junto à Central de Regulação de Leito de Internação.  Nossa unidade trabalha com o sistema estadual (SER) e nacional (SISREG), seguindo critérios e regras estabelecidos pela central de regulação; lembrando que a liberação de leito é de competência do Estado, nossa unidade apenas cadastra, anexa exames e faz o monitoramento e atualização do quadro clínico do paciente.

Os encaminhamentos não seguem mais o modelo antigo,  com referência e contra referência, poucos hospitais aceitam por demanda espontânea (portas abertas), apenas para gestantes e algumas fraturas, de forma limitada.

Os leitos são liberados dependendo da disponibilidade de vagas em hospital de referência conforme a hipótese diagnostica do paciente, ou seja: conforme o perfil do paciente.
Não é de responsabilidade da Unidade escolher o hospital que o paciente será encaminhado, depende do perfil, idade, diagnóstico da doença, trauma, fratura, etc. Cada paciente se encaixa em hospital que atende determinada enfermidade, por isso nem todos aceitam pacientes fora do perfil de atendimento.
Para cadastrar o paciente existe um protocolo para cada hospital que precisa ser cumprido. Os médicos reguladores da central fecham um diagnóstico através de informações repassada por nossa unidade solicitante.
Vale ressaltar que a unidade de saúde apenas segue orientação da Sespa no sentido da realização do cadastro. A liberação de leitos não depende da unidade, pois somos apenas a unidade solicitante.
Dentro da solicitação de cadastro existe internação de urgência e cirurgia eletiva, esse último segue um tempo maior de espera, conforme estabelecido pela central de leitos.
Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade