A prefeitura Municipal de Colares, por meio da Secretaria de Educação e do Fórum Municipal de Educação, realizou neste sexta-feira (28), a 5ª Conferência Municipal de Educação.
Com Tema: AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO “Compromisso com a Educação Colarense na perspectiva de garantir Inclusão, Equidade e Qualidade Social”. A CONFERÊNCIA TEM POR OBJETIVO A AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO QUE ESTARÁ VIGENTE ATÉ 2024.
O evento que seguiu todas as medidas de proteção, limitação de pessoas, protocolos de higiene e distanciamento, medidas essas que reforçam o combate a pandemia.
O evento contou com a presença do Secretário de Administração Ronaldo Miranda representando a Prefeita Maria Lucimar, Secretária de Educação Maria do Carmo, Presidente do Conselho Municipal de Educação Walter Miranda, Coordenadora Geral do Fórum Municipal de Educação Keli Araújo, Professores, coordenadores, diretores e demais autoridades e representantes da sociedade civil.
A solenidade de abertura da COMED teve também apresentação do hino Municipal pela Banda de Música “Novos Talentos” e a Palestra Magna ministrada pela Professora Doutora da UFPA NÍRVIA RAVENA.
A COMED é promovida para que a sociedade possa avaliar as políticas educacionais e assim garantir a construção de uma Educação de qualidade para os munícipes. As conferências de Educação ocorrem nas esferas: Municipal, Estadual e Nacional, para contribuir na colaboração de um plano que atenda as necessidades educacionais deste país zelando pela diversidade que o constituí. São objetivos da etapa Municipal COMED, avaliar a implementação do Plano Municipal de Educação, analisando o cumprimento das metas e estratégias estabelecidas, assim como os avanços e desafios; além de conclamar a sociedade para participar da elaboração e aprovação do novo Plano Nacional de Educação que terá vigência de 2024-2034. A secretária de Educação, Maria do Carmo Monteiro destaca que existe um compromisso grande e de muita responsabilidade por parte da Secretaria de Educação. Sendo essas etapas que antecedem a Conferência Nacional de fundamental importância para desenvolver momentos de reflexão sobre como estamos trabalhando e planejando o futuro educacional dos estudantes.
“Neste período de pandemia é ainda mais necessário dialogar e discutir com a sociedade ações para enfrentar os desafios da educação. Com certeza todas as contribuições serão levadas e ajudarão na construção do novo Plano Nacional de Educação, que será o documento norteador da Educação Brasileira no período de 2024 a 2034. A CONAE é o momento mais democrático do país, no que se refere à educação”, destacou a titular da pasta.